Editora Record (2008)
Reinaldo Azevedo
Petralha é a expressão criada pelo blogueiro Reinaldo Azevedo para designar a mistura de petista com irmãos metralhas. É uma expressão que antes de restringir o petismo, o amplia. Não é parte do PT que é composto por petralhas,mas parte do petralhismo que é composto por petistas.
O livro é uma coletânea de posts e artigos escritos por Reinaldo nos últimos anos, no período que coincide com o atual governo. Na primeira frase já se tem idéia do que virá adiante: “tudo que é bom para o PT é ruim para o Brasil.” É o que Reinaldo tenta demonstrar, com base na lógica e em sua vasta cultura, ao longo da obra.
Amigo de um bom desafio, não adere nunca à acomodação. Do mesmo jeito que está criticando o apedeuta, forma como se refere ao presidente, está criticando ícones como Chico Buarque ou Bono Vox. Contesta até mesmo tradução oficial do vaticano, em um dos seus melhores momentos.
O título é meio enganoso. Não apenas o petismo que é retratado, mas um movimento muito maior. Um movimento que vai na direção da submissão do indivíduo a um poder globalizante que está sendo construído. Reinaldo identifica que a tradição está a perigo e com ela todos os valores mais caros da humanidade. O petismo é apenas parte do movimento totalitário que o mundo está passando.
Mostra como a América Latina está se tornando totalitária. Homens como Chávez e Morales estão utilizando os instrumentos da democracia para solapar a própria democracia. Não coloca em categoria diferente o presidente Lula, apenas afirma que Lula só não faz o mesmo dos seus colegas do Foro de São Paulo porque não quer, não porque não deseje. Sobre os referendos comenta:
Vão por mim: povo gosta é de ditadura; quem prefere democracia é Dona Zelite. (…) Já a partir do plebiscito mais famoso da história, quando foi que a massa escolheu direito? (…) A história da democracia é a história da mediação institucional. Quando ela desaparece, abre-se caminho para o horror: terro revolucionário francês, bolchevismo, facismo…
(…)
A esquerda e os anarquistas acreditam que a democracia é só um truque para controlar os apetites populares. Cesse toda desconfiança. É mesmo! Só estão errados numa coisinha: acreditam que as massas construiriam o céu na terra. Eu estou certo de que fariam o inferno. Como já fizeram.
Reinaldo revela um pouco de sua alma também, em textos sempre inteligentes e muito bem escritos. Ficamos sabendo que não gosta de rock e comida chinesa. Que passa a noite acordado escrevendo seus textos. Que é um católico fervoroso. O texto que lamenta a morte do poeta Bruno Tolentino mostra a dor de quem perde uma referência, de quem perde todas as obras que ainda seriam escritas.
Reinaldo Azevedo é acima de tudo um conservador. Seu livro é um sopro de esperança e de inspiração para todos aqueles que ainda acreditam em coisas como família, religião, lei e ordem. Fomos convencidos de que somos uma minoria; desconfio que não. Que um raro livro de pensamento conservador no Brasil seja uma inspiração para todos que permanecem em silêncio com medo da patrulha mais violenta de nossos dias, o politicamente correto.
Os homens só existem para que, ao fim da vida, possam honrar seus pais. Pensem nisso. Até mais tarde.
Um coisa que acho que pra o brasil crescer primeiro tem que tirar tudo que o politico tem acima do que ele ganha o salaririoque ele recebe dar pra ele viver tranquilo . outra tem que acaqbar com a corrupcao e tirar o pt do poder infeslimente as pessoas que recebem bolssa familia reelegeram a dilma pra continuar este pecimo governo devia ter uma lei proibindo pessoas que recebe bolsa familia votar porque nesta eleicao a dilma comprou voto atraves do bolsa familia
Vou continuar quele comentario que nao terminei na politica do brasil tinha que um salario de um politico no macimo 15,000,00 quem acha pouco procure um meio de ganhar dinheiro em outra coisa e este valor so pra senador e deputado federal deputado estadual dez mil veriador seis mil em qualquer politico nao era pra ter i centavo a mais pessoas ricar nao ia se cadidatar em cargo politico outra tambem acabar com varios ministerio a empresa publica nao pode ser privatisada que o sonho de um estudante no futuro um emprego publico uma empresa publica tem que ter fiscal fiscalisando fiscal pra ano aver roubo a empresa quando ela passa aser privada o gasto e mais porque e pra pagar foncionarios imposto e o lucro do empresario e ala sendo publica o lucro fica tudo pro os cofres publico e so saber administrar a acabar com salario de marajas se fose poliotico eu pensaria assim, tinha que ter fiscal pra fiscalisar o politico se ele estiver envolvido em roubo dimitia ele como que fose em uma empresa e colocava outro no lugar